quarta-feira, 9 de junho de 2010

Termas com História (s)

A segunda actividade integradora “ Termas com História (s) ” enquadra-se no Núcleo Gerador 6 (Urbanismo e mobilidade) e (Identidade e Alteridade), organizada pelo curso EFA NS Técnico(a) de Termalismo, em que a entidade promotora e formadora é a URBE, Consultores Associados, LDA, tem como objectivo dar a conhecer as pessoas a evolução do termalismo ao longo do tempo.
Iniciamos esta actividade integradora realizando pequenos textos sobre a evolução do termalismo nos diferentes povos como: Grécia antiga; Roma antiga; Época medieval; Cristianismo; Século XVIII e XIX e ainda no Século XX e actualidade. Em, seguida, elaboramos um Power – point com imagens alusivas aos temas tratados em texto, de forma a retratar os mesmos. Elaboramos os diálogos para efectuar os sketches e por último realizamos uma pesquisa na internet sobre os trajes que se utilizavam nas diferentes épocas pelos diferentes povos, para que assim pudéssemos utilizar de acordo com a personagem que cada uma de nós iria interpretar. Para além disso também ficou à nossa responsabilidade toda a parte logística incluindo o guarda-roupa e cenário.
Para que conseguisse encarar a minha personagem com o máximo de rigor, dediquei muitas horas de trabalho e empenho, durante as quais estive bastante motivada retirando muito prazer de todo o trabalho desenvolvido.
No dia 6 de Abril, tivemos finalmente a oportunidade de pôr em prática todo o nosso trabalho. Este trabalho foi apresentado a várias pessoas, na maioria pessoas idosas e a um grupo de formandas de outro curso EFA, na Associação para o Desenvolvimento da freguesia de Boelhe.
Para nós formandas, a experiência era nova, precisamente por isso é que o medo de falharmos ainda era maior, estava receosa pelo que iria acontecer, e como seriamos recebidas por todas as pessoas, no entanto, o acolhimento não podia ser melhor, eram pessoas divertidas que começaram a dançar e a cantar, o que me facilitou a descontrair muito, pois estava muito nervosa. É evidente, que o apoio dos formadores tanto da base como da tecnológica foi essencial, pois o objectivo era o mesmo, chegarmos ao final e podermo-nos orgulhar de todo o trabalho concretizado.
Os papéis que tive de interpretar eram bastante complexos um deles era de governante da Grécia e outro era dono de umas termas, tanto um como outro deram-me bastante gosto trabalhar e no meu entender acho que os consegui interpretar bem, senti que dei o meu melhor, no fim fomos todas aplaudidas e saímos dali satisfeitas, devido ao sucesso da nossa apresentação, todas nos empenhamos muito para o conseguir.
No final da nossa apresentação, para que todas as pessoas pudessem usufruir de alguns dos tratamentos que se realizam nas termas, efectuamos umas massagens localizadas, as quais tiveram uma óptima adesão.
Para terminar, oferece-mos um pequeno lanche de convívio a todas as pessoas que assistiram à nossa apresentação. Nesse mesmo dia, um senhor também festejou o seu 84º aniversário. A festa foi muito animada e todos pareciam satisfeitos, com um sorriso no rosto e um pouco mais de alegria.

2ª Apresentação

No dia 15 de Abril, tivemos a oportunidade de repetir a actividade que ao longo de vários dias preparamos com afinco e dedicação. Este trabalho foi apresentado a várias pessoas, na maioria pessoas idosa, em Figueira, Penafiel, na Associação para o Desenvolvimento de Figueira. Esta associação possui múltiplos serviços de apoio e assistência aos seus associados e população da freguesia de figueira, nomeadamente o centro de dia, onde apresentamos a nossa actividade integradora.
Para nós formandas a experiência já não era nova, porque já tínhamos apresentado este mesmo trabalho noutra associação, mas é obvio que o medo de falharmos também estava novamente presente, estava receosa pelo que iria acontecer, e como seriamos recebidas por todos, pois eram pessoas novas. No entanto, o acolhimento não podia ser melhor, eram pessoas divertidas que estavam a espera que lhe pudéssemos transmitir um pouco de atenção e carinho. Finalmente chegou a hora de podermos apresentar o nosso trabalho a todas elas. No meu entender a nossa apresentação foi realizada com sucesso e muita satisfação por todas nós e também por toda a plateia.

No final da nossa apresentação, já que não nos era possível levar as termas até lá, oferecemos nós, a todas as pessoas daquele centro de dia pequenas massagens localizadas para que assim todas elas pudessem usufruir de alguns dos tratamentos que se realizam nas termas, as quais tiveram uma óptima adesão.
Para terminar a nossa visita, oferecemos um pequeno lanche de convívio a todas as pessoas que assistiram á nossa apresentação, este lanche serviu para que pudéssemos conviver mais um pouco com elas, contando um pouco da nossa história de vida, e também ouvindo um pouco a deles. A festa foi muito animada e no final pareciam todos satisfeitos.
Conclusão, foi sem sombra de dúvida uma actividade muito gratificante e ao mesmo tempo emocionante para mim, pois não só foi uma experiência nova como também conseguimos através da nossa apresentação, transmitir as pessoas os benefícios da água nos tratamentos termais que sempre foram aliadas da saúde e bem – estar do homem. Evidentemente que aprendemos sempre algo de novo com aquelas pessoas, consegui perceber no sorriso dos idosos a felicidade que eles sentem quando algo é feito especialmente para eles, são pessoas que necessitam que lhe dêem atenção e carinho.
Para finalizar foi uma experiência memorável, de alívio e de satisfação por mais uma tarefa realizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário