terça-feira, 8 de junho de 2010


Adicionar imagemSessão de sensibilização no âmbito do projecto.

“Beatriz - Promoção dos valores da igualdade do género no palco da vida”
No dia 22 de Março foi – nos proposto assistir a um seminário na biblioteca de Penafiel, com o intuito de nos chamar atenção sobre a igualdade de género, a qual me despertou muito a minha atenção.
A igualdade de género é uma nova forma de vida. É um relacionamento novo entre mulheres e homens, que se sabem iguais, que se respeitem como iguais, que negoceiem como iguais. Resumindo, a igualdade de género é uma aprendizagem de cidadania, sem ela, as pessoas não conhecem a liberdade. E as sociedades não conhecem a paz.
O género não constitui apenas uma definição socialmente construída de mulher e de homem. É sem dúvida uma definição socialmente construída da relação entre os sexos.
Nesta sessão de sensibilização tivemos a oportunidade de visualizar uns vídeos sobre a igualdade de género no trabalho; na linguagem da publicidade, no desporto e na cultura.
De todos estes vídeos, que tive a oportunidade de assistir são todos sem dúvida de grande importância mas existe sempre um que se destaca mais, neste caso o que me despertou mais a minha atenção foi sem dúvida a igualdade no desporto e na cultura. Neste vídeo conseguiu compreender que ainda hoje existe uma grande descriminação em relação aos homens seguirem o futuro da dança neste caso o ballet, era um jovem que tinha este sonho de dançar ballet, e não pode contar com ajuda da família porque o pai achava que este tipo de profissão era só para meninas. No, entanto o pai expulsou – o de casa mas ele não cruzou os braços e seguiu o seu sonho. Por tudo isto acho uma lástima continuar a privar os meninos e rapazes de uma experiência tão pertinente á natureza humana. É no entanto com este tipo de visualizações que conseguimos entrar um pouco na realidade do nosso pai.
Cheguei, á conclusão que a igualdade entre homens e mulheres constitui um dos princípios fundamentais do direito comunitário. Deste modo, e a meu ver considero de uma extrema importância que exista cada vez mais programas de sensibilização para que despertem atenção tanto aos homens como as mulheres para a igualdade de género, para que assim se consiga assegurar a igualdade de oportunidade e tratamento entre os dois sexos, para que com tudo isto as pessoas respeitam as opções de vida de cada ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário