terça-feira, 8 de junho de 2010


Sobre as múltiplas funcionalidades das novas tecnologias no meu quotidiano
Na área de competência Cultura, Língua e comunicação foi – nos pedidos que elaborássemos uma reflexão sobre a influência das novas tecnologias no meu quotidiano.
As novas tecnologias tornam-se muito úteis e indispensáveis no nosso dia-a-dia. É um dado adquirido que elas abrem novas perspectivas à sociedade do futuro.
Não existe qualquer dúvida relativamente às potencialidades destes novos meios. De facto, a sociedade da Informação constitui uma oportunidade única para o desenvolvimento económico e social do país. Estas novas tecnologias correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres, ainda podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si.
As tecnologias que eu mais utilizo no meu dia-a-dia são: o telemóvel, televisão, computador entre outras.
O telemóvel é uma das tecnologias que eu mais uso, porque através dele posso estar sempre contactável. Posso fazer chamadas, receber, enviar mensagens, mms, como posso usufruir de todas as suas outras funcionalidades.
Em relação à televisão, para mim é mais uma das tecnologias a que eu tenho acesso para que possa estar mais informada acerca do que se passa no país e pelo mundo fora, onde também posso ver alguns programas de entretenimento e ficção como: telenovelas, filmes, desenhos animados e muitos outros.
Relativamente ao computador, este para mim é sem dúvida a tecnologia que eu mais utilizo e a que hoje em dia me faz bastante diferença, porque me facilita bastante na minha formação. É através do computador que realizo certos trabalhos do meu curso. Normalmente utilizo o Microsoft Word, Power Point, Excel e também a Internet para poder pesquisar imagens, o dicionário, textos e outras informações que me possam ser úteis. Também através da Net, posso criar o meu próprio Correio electrónico, Blogue, falar através do Messenger com amigos, família, de longa distância e num curto espaço de tempo. Estas são apenas algumas das funcionalidades do computador.
Para finalizar, cheguei a conclusão de que as tecnologias, na actualidade, facilitam bastante a vida de muitas pessoas, mas também têm as suas desvantagens, como por exemplo: todas estas tecnologias quando utilizadas em excesso podem desencadear problemas de visão, audição e obesidade.
Assistimos, também hoje em dia, os jovens a usar por vezes o português incorrecto e com o passar do tempo isto terá consequências graves para a nossa língua. Para além disso, a Internet é por vezes responsável por muitas fugas de crianças, pedofilia, gastos excessivos em compras e outros. São por vezes influenciados a infringir as leis através de gravações de filmes, música e jogos, não respeitando os direitos de autor. Tornam-se também sedentários e pode causar-lhes problemas de ansiedade, depressão e solidão que levam ao isolamento, separando-se muito da família.
Por outro lado, o computador é uma das tecnologias mais importantes e necessária na actualidade para quase todos os empregos, por isso é que estou empenhada o máximo possível, com o objectivo de tirar o máximo de aproveitamento nesta área, e tenho a certeza de que mo será muito útil no meu futuro, tanto a nível pessoal como a nível profissional, mas devemos ter o devido cuidado ao utilizá-la, porque corremos o risco de quando não utilizado adequadamente pode-se perder informações importantes.
Para concluir, resumindo tudo o que abordei, cheguei à conclusão de que as tecnologias tornam-se cada vez mais indispensáveis no nosso dia-a-dia, mas também para algumas pessoas ainda continuam a ser muito complexas, que por vezes não têm acesso à informação que gostariam de obter. Por isso, na minha opinião, era necessário apostar na formação para colmatar estas lacunas.

Sem comentários:

Enviar um comentário