terça-feira, 8 de junho de 2010


A Minha casa

Neste Núcleo gerador “Urbanismo e Mobilidade”, no Dr1 foi – me proposto que elaborasse um texto sobre a construção da casa dos meus sonhos, pois ainda neste momento não tenho casa própria.
É evidente que tenho a noção de que vou ter uma grande tarefa pela frente, visto que já ouvi várias pessoas a contarem o trabalho e preocupações que vou ter de passar até mesmo só para o começo do processo de documentação.
Para começar a construir a minha própria casa, é necessário começar por arranjar o espaço que eu desejo para a casa que idealizo ter. No meu caso já tenho a área. É uma área grande, e que me foi concedida pelo meu avô.
Quando se pensa em construir casa, devemos sem dúvida ter em atenção aos espaços de lazer na nossa casa e os que estão à nossa volta que hoje em dia são muito importantes, como por exemplo: parques; cinema; praia; discotecas, piscinas, gimnodesportivo, como entre tantos outros que poderia citar nesta minha reflexão. Como também não deixando de referir que devemos ter em conta os acessos que são importantes tanto para a sua construção como futuramente, mas sem sombra de dúvida que não trocaria o meio rural em que vivo pelo meio urbano.
Gostava de uma casa não muito grande, mas sim uma casa que me desse o maior conforto e segurança. Queria uma casa rés-do-chão, mas como o terreno que me foi cedido não é o melhor para a sua construção terei de optar por outro tipo de modelo. Então irei optar por uma casa com dois pisos, que passo a apresentar.
No primeiro piso gostaria que tivesse garagem e lavandaria. No segundo uma cozinha grande; 4 quartos; os quais dois tenham suite; 1 sala de estar e jantar; 1 casa de banho de serviço e uma dispensa. No exterior da casa, existiria uma varanda em toda a sua volta. Em frente à casa, gostava de um pequeno jardim com a passagem para a entrada da casa pelo meio desse jardim. Quanto à estrutura da casa gostaria que fosse de pedra amarela e portadas de alumínio brancas; a cobertura da casa gostaria que fosse de telha redonda. No interior gostava que todas as divisões tivessem no chão tijoleira, portas de madeira e a pintura de acordo com o preenchimento da divisão. No hall de entrada queria que tivesse azulejo nas paredes até meio e nas outras divisões que tivesse como pintura a cor que condizesse melhor com o azulejo e se possível tudo com materiais ecológicos.
Para construir a minha casa, teria de pedir na câmara para fazer um levantamento topográfico (verificar se trata de um terreno agrícola ou urbano). Em seguida, teria de contactar um empreiteiro para a realização da obra. Deste modo, o empreiteiro ao dar um orçamento com base no caderno de encargos, não poderá substituir os materiais em obra por materiais de qualidade inferior, e se eu decidir trocar os materiais estipulados por outros, de qualidade superior, deverá, neste caso, o orçamento e o valor da obra ser revisto.
Para o seguimento da construção da casa, é necessário também contratar o Mestre-de-obras; Engenheiro; Carpinteiro; Servente; Pintor, entre tantos outros que poderia citar nesta minha reflexão.
No entanto, não me posso esquecer que os acessos à construção também são bastante importantes, porque devemos pensar no presente e no futuro. Tendo então uns bons acessos para a entrada e para a saída, com divisões amplas e confortáveis, com rampas de acesso, poucos degraus e com área livre para conviver com amigos e família e também faria o aproveitamento da energia solar. Estes são apenas alguns dos exemplos que gostaria para a minha futura casa.
Em conclusão, ter uma casa não é só termos um local onde possamos habitar, mas sim onde nos sentimos bem e com segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário