terça-feira, 8 de junho de 2010


Sobre as potencialidades das TIC no contexto profissional
Na área de competência Cultura, Língua e comunicação foi – me pedido para falar sobre a importância das Tic no contexto profissional.
Na actualidade, sem dúvida que as potencialidades das TIC, se tornaram numa ferramenta bastante importante, tanto no ramo profissional como até a nível pessoal, visto que hoje em dia, no meu entender, para que se consiga um bom emprego, possivelmente é necessário que saibamos utilizar adequadamente as tecnologias de informação e comunicação, como por exemplo: o computador. Para que isto se torne possível, é necessário que se tenha acesso a uma boa formação. É evidente que ao adquirirmos essa formação, estamos a colaborar para uma melhoria do nosso currículo e assim podemos estar mais aptos para uma futura profissão.
Neste momento já tenho algumas competências na utilização do computador. Tirei um curso de informática no ano de 1997 com a duração de 48 horas. Apesar de já ter sido há algum tempo, alguns dos conhecimentos que adquiri, ainda são importantes nesta área. Para além disso, neste DR aprendi a realizar o meu currículo vitae europass, a minha carta de apresentação, carta de candidatura, a responder a um anúncio de emprego, a fazer correcção de textos, trabalhos no PowerPoint, como também nos foi feito o desafio que é o meu Portefólio, uma tarefa com a qual eu estou bastante motivada. Através da minha escrita, passo para o computador um pequeno resumo da história da minha vida, como também alguns dos momentos mais marcantes, os meus sentimentos, alguns dos meus objectivos e até sonhos.
Resumindo, sem dúvida alguma que as Tecnologias de Informação e Comunicação são indispensáveis no meu dia – a – dia. Devo referir ainda que as novas tecnologias vieram alterar muito no âmbito profissional, contudo não mo foi possível utilizá – las, pois ainda não me foi possível exercer qualquer profissão específica. No entanto, devo referir que reconheci mais a importância das novas tecnologias, quando recorri ao Centro de Novas Oportunidades para que me fosse possível adquirir o 9º ano de escolaridade. A partir desse momento e com a entrada para este curso, reconheço que hoje em dia na sociedade actual, as novas tecnologias estão em todo o lado, quase que não conseguimos viver sem elas.
Antes do aparecimento delas, sem dúvida alguma que tínhamos bastante dificuldade como: Para entrarmos em contacto com alguém era só através do correio por cartas. Os pagamentos eram efectuados através dos correios, ou então nos locais apropriados para tal. Os trabalhos que precisávamos de realizar para a escola eram efectuados através da máquina de escrever, como entre tantos outros exemplos que podia citar nesta minha reflexão.
Actualmente posso salientar que as novas tecnologias podem contribuir para motivar; facilitar a aquisição de conhecimentos; permitir uma maior interacção; possibilitar a participação de todos, entre muitos outros.
Para terminar, cheguei á conclusão de que hoje em dia, e no mundo em que vivemos, torna – se impossível ignorar a realidade que nos cerca relativamente às novas tecnologias, bem como a influência que vão tendo na nossa vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário